Astro-Atelier

 

Os astro-ateliers são uma actividade que aconselhamos a alunos do 1º e 2º ciclos, embora se possam efectuar junto de alunos de outros ciclos letivos.

Consistem na construção de alguns “instrumentos astronómicos”: quadrantes, astrolábios, relógios de Sol, nocturlábios, bússolas e planisférios, e ainda na elaboração de modelos do sistema solar.

Utilizando materiais comuns fornecidos pela Via Láctea (papel, cola, cartão, palhinhas, madeira, plasticinas, pregos, rolhas,.) os alunos recortam, pintam e testam os seus “instrumentos”.

Efectuam-se preferencialmente em espaço coberto (quer por motivos meteorológicos, quer pela permanência dos alunos ao Sol não ser recomendável),  trabalhando os alunos em equipas de 5 a 9 elementos.

A duração dos astro-ateliers é variável em função do numero de instrumentos que se pretende executar. Recomenda-se uma duração mínima de 90 minutos.

Os alunos são constantemente orientados por um monitor da Via Láctea que os auxilia na realização das tarefas. Naturalmente contamos sempre com a participação e auxilio dos professores e educadores respectivos.

Os astro-ateliers poderão decorrer simultaneamente e alternando com as sessões de planetário e observação solar.

20100522

 Posted by at 23:41