Há 20 anos a observar o céu!

Criada em fevereiro de 2006, a Via Láctea é uma empresa cuja missão se centra no ensino e difusão da astronomia e ciências relacionadas, quer com planetário portátil, quer com ações práticas de observação astronómica e ainda com cursos variados no âmbito da temática da astronomia.

Os nosso serviços são destinados às mais diversas entidades públicas e privadas que queiram contribuir para a educação e formação dos seus elementos, independentemente da sua idade e escolaridade. Naturalmente os principais interessados são estabelecimentos de ensino, em particular os do ensino básico e secundário.

A Via Láctea surge no seguimento de um longo percurso de ações de divulgação e formação em astronomia realizadas pelo seu fundador, o Eng. Físico Vasco Elói Duarte. Este, em 1998 inicia o seu trabalho nesta área como colaborador do Exploratório Infante D. Henrique, Centro Ciência Viva de Coimbra onde adquire elevada prática de ações de planetário para os públicos mais variados. De 2002 a 2006 a convite do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra dá-se uma nova fase neste trabalho onde o planetário portátil desta instituição visitou mais 400 escolas e outras entidades de norte a sul do país e também regiões autónomas. Em 2006 o OAUC decide terminar com estes serviços e nasce assim a Via Láctea continuando a levar aos públicos mais dispersos por todo o país o Dia da Astronomia .

Desde a sua criação oficial a Via Láctea congratula-se por ter já ultrapassado os 150.000 participantes nas suas ações em mais de 800 entidades por todo o país.

A ampla experiência, aliada à sólida formação científica, são a mais valia deste projeto que tem merecido o reconhecimento de centenas instituições de ensino público e privado no país, entre outros.

Apesar das limitações que aparentemente um pequeno planetário poderá apresentar, é precisamente na sua dimensão que residem os maiores trunfos: a adequação das apresentações a alunos e públicos diferenciados, a constante interação com os participantes, a flexibilidade na duração das sessões, a adequação aos horários das aulas, a estreita abordagem de acordo com os programas letivos, etc. permitem os excelentes resultados como atesta a continuação do rumo da Via Láctea nos seus 11 anos de existência.

Certos da mais-valia que representará levar o Dia da Astronomia até vós, esperamos ser possível em breve partilhar convosco as atividades que aqui propomos.

Saudações Astronómicas !

Vasco Elói Duarte
( Eng. Físico / Astrónomo )

 Posted by at 1:24