COVID-19

Para minimizar os riscos de contágio de COVID-19 nas nossa actividades, decidimos adoptar para o ano lectivo de 2020-2021 as seguintes medidas:

1 – Obrigatório uso de máscara respiratória facial pelos alunos e professores nas nossas actividades, em particular no planetário portátil, excepto para as faixas etárias que a tal não sejam obrigadas nas orientações da Direcção Geral de Saúde e se consentido pelas direcções das escolas.

2 – Deslocação apenas dos alunos do grupo calendarizado para o planetário, acompanhados de professor/funcionário. Recepção do grupo com indicações orais prévias e concisas, sobre as regras a cumprir nas sessões, em particular sobre o modo de entrada e saída em fila ordeira, e como permanecer nas sessões para respeitar as distâncias de segurança.

3 – Higienização das mãos ( com álcool gel ) e calçado ( em tapete ou descalçando-se ) antes de entrar no planetário.

4 – Sendo o perímetro da cúpula do planetário portátil de 15,7m, estabelecemos um distanciamento mínimo de 1 metro entre participantes no planetário, sentados numa única circunferência, ficando assim a lotação reduzida a 50% ( 14 alunos + 1 professor acompanhante).

5 – Marcações no planetário do local onde os participantes deverão permanecer sentados durante as sessões.

6 – Redução da duração das sessões de astronomia no planetário portátil ao máximo de 35 minutos, com intervalos mínimos entre elas de 20 minutos.

7 – Higienização das superfícies em contacto com os alunos, nomeadamente: entrada, túnel de acesso e superfícies de contacto durante a permanência dos alunos sentados, entre sessões.

8 – Esvaziamento e reenchimento da cúpula, nos intervalos entre sessões, para renovação do ar.

9 – Abertura de janela/portas/etc. para arejamento permanente da sala/local de instalação do planetário

10 – Possibilidade de complementar/substituir a apresentação no planetário com sessão em sala de aula/auditório/ar livre/etc. sobre temas variados de astronomia, usando como principais recursos software de astronomia a explorar em computador/tablet/smartphone.

11 – A todos os colaboradores da Via Láctea será obrigatório nas instalações escolares o uso permanente de máscara, desinfecção de mãos e outros procedimentos a que a escola obrigue os visitantes e entidades externas que junto dela prestem serviços.

12 – Minimização dos trajectos efectuados na escola pelos colaboradores da Via Láctea para efectuar as tarefas necessárias às acções a desenvolver, nomeadamente: descarga, carga e montagem de equipamentos, bem como a realização das actividades requisitadas.

13 – Respeito total pelos horários e normas impostas pela escola destinadas combater o eventual contágio.

NOTA FINAL: O nosso planetário portátil Starlab tem um sistema de ventilação forçada muito eficiente, maior que a ventilação natural da generalidade das salas de aula.
A nossa cúpula Starlab, munida de túnel de acesso com aberturas para ventilação é particularmente eficaz neste campo.
Para se ter um ideia desta eficácia salientamos que em apenas 3 minutos a cúpula e túnel são totalmente insuflados, o que corresponde a um débito de cerca de 12 m3 de ar por minuto.
Quem já presenciou sessões neste tipo de cúpulas e noutras de abertura de fenda (totalmente fechadas) certamente saberá a diferença do ar que se respira…

Scroll to top